Nébula Rasa

Como será o fim do mundo?

A humanidade testemunhará um dia o show mais espetacular da galáxia. Uma pirotecnia de dimensões cósmicas, que acontecerá quarta-feira, 27 de março de milhares de anos no futuro. Estrelas colidirão e você será fulminado em centilhões de partículas; seu crânio será esmagado com uma pressão de 3x10⁸ Hulks enfurecidos/cm²; você e toda a raça humana fatalmente deixarão de bulinar nosso precioso planetinha bio-diversificado e passarão a ocupar o volume de apenas alguns átomos cúbicos. Essa compactação extraordinária acontecerá em não mais que uma fração de segundos — bem menos que o tempo necessário para seu sistema nervoso interpretar a coceirinha causada por um sistema solar ternário alargando suas tripas de maneira pouco gentil. Um espetáculo desse e de graça.

Agora que você conhece seu destino daqui a alguns milhares de anos — caso exista reencarnação ou você seja uma dos primeiros indivíduos a viver tanto tempo — acho que você também deveria saber a teoria de como isso vai acontecer.

Existe uma maneira precisa de dizer se um corpo muito rápido e massivo está vindo em sua direção. Este método consiste em averiguar se o espectro de cores refletido ou emitido pelo corpo está tendendo levemente para o azul. Como você pode deduzir, se o espectro tender para o vermelho, significa que ele está se afastando.

Isso é o Efeito Doppler aplicado à Física de gente grande e é chamado de redshift. Perceba que quando uma sirene se afasta, sua freqüência vai caindo gradativamente até se tornar aquele miado meio chocho. É como se o som da sirene fosse, no caso, luz.

Este tipo de sacanagem científica também se aplica a corpos celestes. Dessa maneira, pode-se dizer se uma galáxia ou sistema solar está vindo em nossa direção. E adivinhe só? Está.

Quem diria? Nosso vizinho mais próximo, num ímpeto pandemônico de destruição: Alfa Centauri (α Centauri / α Cen); uma estrela das mais brilhantes em nosso céu, toda faceira e azulzinha. Esta pilantra faz parte da constelação do Centauro, que se parece mais ou menos com isso no céu.

Figure 1: Minha nossa, eu fico ocasionalmente estupefato com meu próprio senso de humor.

Figure 1: Minha nossa, eu fico ocasionalmente estupefato com meu próprio senso de humor.

Isso significa que toda estrela azul no céu está vindo em nossa direção? Resposta fácil: Não. Resposta um pouco menos fácil: Às vezes, a própria natureza do corpo celeste emite um espectro mais azulado, como é o caso de algumas supernovas. O que eu lhe contei sobre redshift não é assim tão simples, que pode ser observado a olho nu. A técnica, na verdade, envolve uma minunciosa análise instrumental de absorção espectral e uma malemolência toda cheia de mistério científico, onde astrofísicos em laboratórios avançadíssimos investem toda suas vidas observando posters de arco-íris.

Figure 2: Ah, a excitante rotina dos heróis espectroscopistas.

Figure 2: Ah, a excitante rotina dos heróis espectroscopistas.

Se quiser saber mais, clique aqui e aqui também – É bom que alguém confiável, par example moi, lhe indique links confiáveis com explicações reais sobre esses fenômenos astronômicos, antes que algum lunático lhe passe endereços de sites afirmando que a ciência está errada, que antigos espíritos de Atlântida do Sul fizeram contato e eles disseram que as estrelas ficam avermelhadas porque estão se transformando em cerejas gigantes de um bolo gigante… ah, e que a NASA acoberta os fatos.

Alfa Centauri compõe um sistema solar ternário. Isso significa que o ponto que você vê no céu é tão brilhante devido à conjunção muito próxima das três estrelas. Este sistema se avança em nossa direção a incríveis 23 km/s e se encontra atualmente a apenas 1,34 parsecs. Quanto vale isso? Aproximadamente 9460000000000 quilômetros ou 9,46 x 10¹⁷ réguas escolares de 30cm.

Figure 3: Ali na flechazinha cor-de-rosa, ó: MORTE CERTA e AGONIZANTE.

Figure 3: Ali na flechazinha cor-de-rosa, ó: MORTE CERTA e AGONIZANTE.

Com essa velocidade e distância relativa, você verá nosso sistema solar se chocando com outro daqui a… apenas 57 mil anos.

Em face das considerações anteriores, declaro terminantemente proibido o uso do texto contido neste post em pregações, missas, seitas extraterrestres, periódicos religiosos ou comunidades alarmistas do Orkut. Envie este texto para seus amigos, mas se algum deles criar uma comunidade chamada “Alfa Centauri em 2012!!!”, por favor, peça para não citarem meu nome. Tenho uma reputação a zelar.

Veja também