Nébula Rasa

Considerações sobre o Zettelkasten

O que é

Zettelkasten é uma forma de organização de conhecimento cujo princípio é interconectividade entre informações através de hyperlinks e e assemelha a uma wiki, exceto pelo fato de que cada elemento do Zettelkasten contém apenas uma ideia (átomo). Isso facilita novas conexões e evita informações duplicadas.

O sistema Zettelkasten serve tanto para encontrar mais facilmente informações relevantes em torno de determinado assunto, quanto como ferramenta de insights para a descoberta de novas conexões e, consequentemente, novo conhecimento.

O sistema foi elaborado por Niklas Luhmann, um sociólogo alemão que, em toda sua vida, publicou mais de 70 livros e 400 artigos acadêmicos na área da economia, política, direito, arte, religião e ecologia. Apesar de suas ideias terem impactado a Sociologia, Luhmann ficou mais conhecido por seu método pessoal de organizar informações, conhecido como Zettelkasten (ou “caixa de cartões” em alemão). Quando entrevistado sobre sua prolixidade, Luhmann disse: “Eu não penso tudo por conta própria. Boa parte do pensamento acontece dentro da minha [caixa de cartões]”.

Funcionamento básico

O sistema concebido por Luhmann funcionava na base do papel e caneta. Quando ele tinha uma ideia digna de ser registrada permanentemente, recortava um papel em tamanho A5 e escrevia a ideia da forma mais objetiva e clara possível. Melhor ainda se a ideia puder ser modular—ou seja, puder ser encaixada com qualquer outra ideia relacionada a ela.

Em seguida, Luhmann anotava um código alfanumérico no canto do papel. Este era o endereço daquela ideia. Vamos supor que ele escreveu sua primeira ideia no Zettelkasten. Seu código seria 1. Se a próxima ideia que ele tivesse fosse continuação desta que ele acabou de escrever, ela teria código 1a. A próxima ideia relacionada, seria 1b e assim por diante. Quando ele tiver uma ideia completamente fora dessa linha de raciocínio, Luhman passaria para o próximo número e anotaria 2 em seu cartão. Se do cartão 1b houvesse um desvio da linha de raciocínio, mas que partisse da premissa do próprio cartão 1b, ele se chamaria 1b1 e sua continuação 1b2 e assim por diante.

As anotações devem ser perenes

Informação retida só é útil quando ela gera valor ao longo prazo. Não adianta nada você escrever algo para o qual não será útil daqui um tempo. Quanto mais tempo sua anotação for útil, mais ela vale. Portanto, tente escrever as anotações de forma que elas sejam perenes: sem data de validade. Desta forma, você pode confiar que o seu segundo cérebro possui apenas informações de qualidade e relevantes.

As anotações devem ser atômicas

Imagine que o Zettelkasten é um grande jogo de Lego. As magia deste brinquedo é que as peças são suficientemente pequenas para serem usadas em qualquer grande projeto e também possuem encaixe com qualquer outra peça do kit.

As anotações do zettelkasten devem seguir o mesmo padrão. Quando você escreve uma anotação, ela deve ser suficientemente pequena para poder ser reaproveitada na íntegra quando necessário. Anotações grandes demais são desengonçadas e acabam tendo especificidade maior, com menor probabilidade de ser encaixável em outros projetos.

Use títulos modulares

As notas também precisam ser modulares. Você precisa ser capaz de encaixá-la com facilidade se sem atritos quando a oportunidade de um link surgir. Para isso, sugiro que os títulos das anotações sigam algumas regras arbitrárias:

Organização não-linear

Quando procuramos uma informação em nossas cabeças, o caminho não é linear. Normalmente fazemos um caminho incrivelmente tortuoso até recuperarmos aquele pedaço de lembrança. E mais, nós não chegamos até aquela lembrança diretamente. Às vezes parece mais fácil recuperar uma outra lembrança que estava de alguma forma relacionada com a primeira para então recuperar a segunda.

Por exemplo. Eu gostaria de lembrar qual era meu brinquedo favorito na infância. A pior maneira de fazer isso seria tentar me lembrar de todos os brinquedos que eu já tive e, então, selecionar aquele que eu gostava mais. Soa até estranho, pois não é assim que nossa mente trabalha. E o que faço ao invés disso? Eu primeiro me recordo de fatos que me remetem à infância sem nem pensar, como a casa dos meus avós. Em segundo lugar, eu me lembro que na casa dos meus avós havia um parquinho e, então, que nesse parquinho eu encontrei um Transformer cor-de-laranja perdido na areia, que veio a ser meu brinquedo favorito.

Este caminho não-linear de nossas mentes é basicamente uma característica humana que serve muito bem para recuperar uma lembrança em um mar de informações.

Informação decorada é inútil se não estiver conectada

Novas informações só podem ser consolidadas e aprendidas de fato se elas forem conectadas com informações já existentes em seu cérebro. Este é o segredo do aprendizado. Você pode decorar um dicionário ou uma enciclopédia, mas se você não souber como relacionar um verbete com o outro, você não passará de um livro ambulante incapaz de aplicar o que você decorou.

Informação com juros compostos e baixa entropia

De acordo com Venkatesh Rao no Twitter, sobre o interesse composto positivo no conhecimento ao usar a Roam Research:

[…] recall is a virtuous cycle. The better a medium supports recall, the easier it is to attach new information in the right places. Which makes recall even easier. And the easier it is to add content, the faster this process snowballs. So a compound interest effect.

O tweet dele é auto-explicativo, mas vou tentar desenvolvê-lo. Suponha que você tenha vários lápis de cor colocados lado a lado. Seria melhor se eles estivessem organizados pela distância da cor, mas infelizmente eles são dispostos aleatoriamente dentro da gaveta. Você tem um monte de novos lápis de cor na mão que devem entrar na gaveta. Se você conseguir pegar cada lápis com facilidade e sem atrito, poderá reorganizar os lápis mais antigos enquanto insere os novos em slots mais adequados, de acordo com as cores. À medida que você adiciona mais lápis, os aglomerados de cores começam a se formar, ficando mais fácil decidir para onde devem ir os futuros lápis - e onde procurar os mais antigos. Assim, adicionar mais lápis acaba organizando a gaveta, o que facilita a recuperação do lápis que você deseja. A adição de elementos ao sistema acaba reduzindo a entropia.