Nébula Rasa

Como parar de fumar

Fumei um ou dois maços de cigarro por dia durante anos a fio, religiosamente depois do café-da-manhã, depois do almoço, depois da janta, antes de tomar banho, depois de tomar banho e, por que não, durante o banho. Os pretextos para uma baforada de veneno relaxante são incontáveis.

Este não é um texto de auto ajuda, muito embora fará com que você perceba o quanto é triste alimentar a indústria do tabaco e, quiçá, fará com que você pondere melhor a respeito das desvantagens em fazer número nas estatísticas dos fumantes.

Devo fazer uma última ressalva de que esta foi minha terceira e última tentativa de parar de fumar. Por que vai dar certo? Porque as sugestões a seguir foram desta vez testadas e cientificamente comprovadas por este que escreve, diferente das outras vezes, que eu só estava tentando enrolar.

  1. Arrume uma namorada que você goste muito, mas que odeie cigarro de uma forma violenta e animalesca. Ajuda o fato dela ter um faro apurado e saber se você fumou ou não na semana que ela te beijar. Tal propriedade é potencializada se ela estiver em posse de armas brancas medievais.

  2. Faça corrida; para começar, corra meia hora ou 4km por dia. Depois de algumas semanas, você terá o fôlego de um leopardo raivoso das savanas e nunca mais cogitará a idéia de fumar outra vez, pois você se lembrará de como era difícil de subir até uma escada ou uma cadeira por falta de ar.

  3. Fuma-se para relaxar e evitar a irritação do dia-a-dia. Este é o argumento perfeito, covarde e um ciclo vicioso, pois nunca na vida ficaremos perfeitamente isentos de adversidades e stress conseqüente. Encare este fato com o pouco de peito que ainda lhe resta e analise a raíz do seu nervosismo sem atenuá-lo com tabaco.

  4. Use os R$80,00 que você gastaria por mês com cigarro para comprar picolés de limão — matam a sede e não os seus alvéolos.

Com este dinheiro é possível adquirir um MP3 player de 1GB de espaço por mês. Se isso tudo parecer muito insensato e inviável, cogite ainda duas possibilidades seríssimas:

  1. Há suspeitas de que cigarros são testados em animais antes de serem abertamente comercializados.

  2. A nicotina endurece a parede das veias e artérias e isto não é puramente uma especulação. Sabe o que acontece com sua genitália quando o sangue não circula como deveria?