Nébula Rasa

The Sorrows of Young Werther

Título:
SORROWS OF YOUNG WERTHER; TRANSLATED BY MICHAEL HULSE.
Autor:
Johann Wolfgang von Goethe
Ano:
ISBN:
9780140445039
Idioma:
und
Nota:
5/5

Caro Werther,

Esse sentimento seu, que faz você querer rasgar seu peito e buscar ar, o sentimento de desesperança e desejo por uma figura impossível, está fora do controle de qualquer pessoa. Desculpa, eu já estive lá: eu já tive 12 anos uma vez. E, infelizmente, não tem cura.

A parte boa é que, de acordo com a ciência — e eu sei que você vai odiar o fato de que cientistas vão dar sua opinião sobre os males do coração no futuro, tanto figurativamente quanto literalmente —, isso afeta 7 em cada 10 pessoas em todo o mundo pelo menos uma vez em suas vidas. Esse estado mental é chamado de “limerência”, cunhado por uma psicóloga (ou uma “médica da alma” se você preferir) 200 anos no futuro: um mundo onde paisagens idílicas como aquelas que você testemunhou não serão tão comuns, e que ler seu Homero enquanto espera no ponto de ônibus no meio dos gases dos carros, buzinas de trânsito e motocicletas barulhentas, o afligiria ainda mais.

Ou, dada a sensibilidade do seu personagem e como você lida com tudo o que cruza o seu caminho de forma tão impulsiva, aposto que a internet vai deixá-lo maluco e fazer você chorar ainda mais frequentemente.

De qualquer forma, obrigado pelas suas cartas. Foi um prazer ter um vislumbre do que os alemães do século XVIII fazem e pensam e como eles lidam com suas paixões.

Eu também acho que você deveria sair mais e fazer algum exercício físico. Endorfinas, sabe? Mas isso não é da minha conta.

Atenciosamente, B…