Nébula Rasa

The Silmarillion

Título:
The Silmarillion
Autor:
J.R.R. Tolkien
Ano:
2006
ISBN:
9780261102422
Idioma:
Nota:
5/5

Eu sempre admirei Tolkien, apesar de ser ignorante em relação ao “O Silmarillion”. “Infelizmente, este livro tem muitos nomes e lugares para acompanhar, e sua prosa é muito rebuscada e arcaica. É mais parecido com a Bíblia”, diziam. Por ter dado ouvidos à tolice dos outros, essa lacuna na minha lista de livros de fantasia durou 20 anos, e eu profundamente lamento minha ignorância e falta de fé na sagacidade de Tolkien na contação de histórias. “O Silmarillion” causou em mim uma turbulência de emoções para as quais eu não estava preparado de fato.

O livro não se assemelha à Bíblia, mas sim a um atlas histórico coeso da Terra Média, no qual, em meio a antigas lendas, tanto as mais belas quanto as mais temíveis histórias de heróis e poder são desvendadas e contadas com radiância preciosa (algumas das quais são exploradas com detalhes mais ricos em livros póstumos de Tolkien, como a trágica “Os Filhos de Húrin” e a história de amor “Beren e Lúthien”).

Portanto, recomendo este livro de forma absoluta aos fãs de “O Senhor dos Anéis”, ao niilismo de Sartre e ao humanismo de Camus, à mitologia, às línguas construídas e aos mundos imaginários. Evite este livro, entretanto, se você for sensível a tragédia após tragédia.