Nébula Rasa

Amor e Limerência

Título:
Love and limerence
Autor:
Dorothy Tennov
Ano:
1979
ISBN:
OL4550911M
Idioma:
eng
Nota:
5/5

Limerência (também conhecida como “amor romântico”) é um anseio intenso e rapidamente desenvolvido por alguém, sendo permeado por pensamentos obsessivos e fantasias que trazem tormento intolerável se não correspondidos.

Tennov, uma psicóloga comportamental, fez uma investigação maravilhosa em seu livro e se tornou uma pioneira nesse assunto bastante negligenciado. Uma leitura obrigatória para todo ser humano que vive em sociedade, pois qualquer pessoa pode se tornar um agente ou objeto de limerência, independentemente do gênero ou idade. Eu gostaria muito de ter lido este livro durante minha adolescência.

A limerência pode ser desencadeada ao acaso, mas geralmente é desencadeada por pequenos detalhes nos traços ou ações do objeto limerente. É um estado irracional da mente que afeta o raciocínio e o humor até mesmo nas pessoas mais sensatas. Ela esgota a energia mental do limerente por horas e às vezes dias, semanas ou anos, através de um devaneio apaixonado, que só pode ser aliviado pela consumação com o objeto limerente ou, em alguns casos, pelo boicote completo do objeto limerente de sua vida.

Porém, esse estado é absolutamente normal. Estima-se que mais da metade da população tenha sentido limerência pelo menos uma vez. A melhor parte: está completamente fora do nosso controle.