Nébula Rasa

I Am Legend

Título:
I am Legend
Autor:
Richard Matheson
Ano:
2006
ISBN:
9780312865047
Idioma:
eng
Nota:
4/5

Eu gostaria de poder perfurar a cabeça do produtor do filme e espiar dentro de seu cérebro, encontrar a região que o fez pensar que chamar o filme de “Eu Sou a Lenda” como o livro foi um verdadeiro gênio, e cauterizar sua região cerebral com uma margem generosa de segurança. Pelo seu próprio bem (e o nosso também).

Não, sério. Não consigo imaginar quantas pessoas desistiram deste livro porque “ah, já vi o filme”. Eu fui uma delas. Não. Cara. Não. A única coisa que o filme e o livro têm em comum (além do nome do protagonista) é que ambos são rotulados como “pós-apocalípticos”. Feito, não há mais nada para ver aqui. Logo de início, você perceberá a divergência. Dica: não há zumbis, mas vampiros. Então você já sabe o quão absurdamente longe a trama se desviará por esse pequeno detalhe. Sério, alguém me arranja uma broca cirúrgica.

Dito isso, o terror neste livro é fantástico. Eu estava ouvindo o audiolivro durante minhas caminhadas diárias e muitas vezes tive que parar, enrijecido de choque e incredulidade por certas passagens. E por que esse terror é tão bom? Porque não é óbvio. Porque a incerteza do personagem sobre o que está por vir, a solidão e a subsequente queda na loucura afetam mais suas emoções do que o sobrenatural em si. Pode chamar isso de clichê, mas eu amo histórias em que os monstros não são os monstros.

PS: Eu recomendo muito o audiolivro integral narrado por Robertson Dean. As emoções profundas na voz do narrador transformam o bom em perfeito.

Veja também