Nébula Rasa

Como fazer anotações inteligentes

Título:
How to Take Smart Notes: One Simple Technique to Boost Writing, Learning and Thinking – for Students, Academics and Nonfiction Book Writers
Autor:
Sönke Ahrens
Ano:
2017
ISBN:
9781542866507
Idioma:
Nota:
4/5

Este livro se tornou um marco na forma como consumo informação. Segundo o autor, o conhecimento adquirido é inútil se não for incorporado ao seu próprio contexto; ele se torna apenas uma ilha de curiosidades sem sentido perdida no oceano da sua memória. Se você lê um livro, por exemplo, e tenta memorizar todos os fatos importantes sem pensar antecipadamente como poderá usá-los em seus projetos, é propenso a esquecê-los em pouco tempo - ou, na melhor das hipóteses, se tornar uma enciclopédia ambulante de fatos isolados. Isso é exatamente o que tenho feito a vida toda, e não se aplica apenas a livros de não ficção, mas a tudo - de ensaios online a podcasts.

O autor também apresenta uma maneira de organizar sua base de conhecimento de forma natural para que haja conexões entre as ideias. Entre em cena o <i>Zettelkasten</i>, um método criado por um sociólogo alemão que publicou dezenas de livros e centenas de artigos usando apenas uma caixa de fichas de índice para anotar suas ideias. Seu método não era nada extravagante na época, mas ele propôs que as ideias fossem conectadas para se tornarem úteis. Seu método parecia uma espécie de enciclopédia pessoal em papel, mas as ideias eram atomizadas para se adequar a uma ideia por cartão. Ele rotulava cada um de seus cartões com IDs únicos ao escrevê-los e criava uma rede de hyperlinks escritos à mão. E é só isso. Seu método o ajudou a memorizar as coisas melhor, bem como a encontrar novas conexões entre ideias que, caso contrário, seriam imperceptíveis, tornando-o o escritor mais prolífico de sua área.

Vale realmente a pena experimentar. Não consigo mais me ver lendo conteúdo técnico da mesma forma que costumava fazer.