Nébula Rasa

House of Leaves

Título:
Mark Z. Danielewski's House of leaves
Autor:
Mark Z. Danielewski
Ano:
2000
ISBN:
9780375703768
Idioma:
eng
Nota:
4/5

Decidi não classificar este livro logo após terminar a leitura, pois ainda não conseguia decidir se gostei dele. Provavelmente foi melhor deixar a história se consolidar. Este livro é o rock psicodélico progressivo dos livros de horror e certamente o mais difícil que já li.

A história é contada no formato de um diário, escrito por um cara que encontrou o diário de outro cara que foi surpreendido por uma característica peculiar em sua casa recém-comprada: o interior era maior que o exterior (e devo ser meticuloso com as palavras nesta resenha, ou sinto que isso estragaria a diversão de explorar essa casa no livro por si mesmo).

Esteja preparado, no entanto, porque a jornada até a última página parece uma montanha-russa. A narrativa parece suave às vezes, depois como uma enciclopédia, depois completamente arte moderna e, em seguida, totalmente sem sentido. Houve um dia em que li cem páginas apenas para avançar menos de um décimo disso no dia seguinte. Além do estilo de escrita, há artefatos propositais em todo o livro, como erros tipográficos, capítulos fora de contexto, notas de rodapé que ocupam toda a página, erros gramaticais, linhas mal impressas, manchas de tinta, mudanças repentinas no texto ou na orientação da página, parágrafos faltando; embora, às vezes, sejam um obstáculo, esses pequenos detalhes têm o propósito de trazer realismo à la “A Bruxa de Blair” em sua melhor forma, aumentando o horror de maneira positiva. Juntos, todos esses artefatos proporcionam uma experiência única ao leitor: uma descida em espiral para a loucura.

No entanto, achei que o autor exagerou em algumas partes que eram extremamente entediantes ou desnecessariamente sem sentido. Na minha opinião, essas partes devem corresponder a aproximadamente 40% do livro. Talvez tivessem um propósito, mas talvez eu não fosse inteligente o suficiente para entender.