Diet Cults
- Título:
- Diet Cults: The Surprising Fallacy at the Core of Nutrition Fads and a Guide to Healthy Eating For the Rest of Us
- Autor:
- Matt Fitzgerald
- Ano:
- May 15, 2014
- ISBN:
- 9781605985602
- Idioma:
- Nota:
- 5/5
Segundo o autor, dietas são como seitas. Eu tinha sérias suspeitas de que a grande interseção de pessoas que fazem dieta, desde uma extremidade do espectro (ceto, primal, paleo) até a outra (vegana, alimentação crua, apenas frutas) se comportava como fanáticos religiosos: “o nosso é o único caminho verdadeiro para alcançar a saúde geral, o resto é só moda, e você DEVE converter o máximo de almas possível”. Eles também têm muitas outras coisas em comum com seitas, como a) o senso de pertencimento, que às vezes é benéfico para alguns adeptos de dietas, e b) as alegações de que a ciência os respalda, embora isso esteja longe de ser verdade.
A ciência não tem uma palavra sobre qual dieta é a melhor. Exceto por algumas diretrizes gerais que são quase senso comum — como evitar frituras, consumir fibras e assim por diante — os cientistas concordam que qualquer coisa funciona, desde que você coma de acordo com seu objetivo e faça muitos exercícios. Isso por si só é suficiente para o condicionamento geral de todos os seres humanos. Mas as alegações de pessoas que fizeram dieta ao redor do mundo são verdadeiras (sendo a dieta ceto provavelmente a mais veemente sobre isso). O que está acontecendo?
No final, todas as dietas funcionam devido ao notável potencial de adaptação do nosso corpo. Como seitas mais uma vez, a chave para uma dieta sustentável e bem-sucedida está em algum lugar entre a sua motivação e força de vontade. Portanto, o autor defende o que ele chama de dieta “agnóstica”. Livro profundamente interessante, com boas informações tanto de experiências anedóticas quanto de estudos confiáveis.