Nébula Rasa

Antifrágil

Título:
Antifragile
Autor:
Nassim Nicholas Taleb
Ano:
2014
ISBN:
9780812979688
Idioma:
eng
Nota:
4/5

Depois de algumas decepções, decidi dar a Taleb uma nova chance — e estou feliz por tê-lo feito.

A escrita de Taleb amadureceu como vinho. Este livro, o seu mais recente, tece uma narrativa coerente entre todos os assuntos sobre os quais ele havia escrito anteriormente, que giram em torno do seguinte tema:

Algumas coisas se beneficiam de choques; elas prosperam e crescem quando expostas à volatilidade, aleatoriedade, desordem e fatores estressantes e amam a aventura, o risco e a incerteza. No entanto, apesar da ubiquidade do fenômeno, não há uma palavra para o exato oposto de frágil. Vamos chamá-lo de antifrágil. A antifragilidade vai além da resiliência ou robustez. O resiliente resiste aos choques e permanece o mesmo; o antifrágil melhora.

Ler este livro é como ser convidado pelo autor para conhecer o trabalho interno de sua mente. E ele expõe sua sabedoria sobre a vida, o mercado, as sociedades, os sistemas, o estoicismo e até a saúde, contornando os padrões “academicizados” de compartilhamento de conhecimento (o que, surpreendentemente para muitos, não é a única maneira de fazer isso).

Taleb realmente adota uma postura de bardo, ou contador de histórias, ou como ele se chama, um flâneur que parou no café para contar suas meditações de vinte anos sobre como o mundo é maravilhosamente complexo. Claro que também há os já conhecidos, porém um pouco menos frequentes, desabafos sobre jornalistas, cientistas, gerentes, estudantes de Harvard, etc. Mas esteja avisado: não é o que você pensa. Ele tem um ponto de vista e definitivamente não é pseudociência.

Vale totalmente a pena a leitura.