Nébula Rasa

A Fire Upon the Deep

Título:
A Fire Upon The Deep (Zones of Thought)
Autor:
Vernor Vinge
Ano:
February 15, 1993
ISBN:
9780812515282
Idioma:
eng
Nota:
4/5

Anos atrás, coloquei-me em uma missão de colecionar livros com elementos de ficção científica incomuns porém plausíveis. Elementos que fazem você se encolher num canto e pensar a respeito por muito tempo. Ou seja, material de explodir mentes. Acabei me deparando com um tópico no site Less Wrong onde um comentarista sugeriu este livro, juntamente com The Moon is a Harsh Mistress e Blindsight.

Mais de 600 páginas depois, posso afirmar: car#%$§. Não posso escrever o que exatamente me causou essas impressões duradouras, pelo menos não sem entrar em território de spoiler. Portanto, tentarei me controlar.

Alguns elementos do livro são “normais”. As raças alienígenas no livro são suficientemente exóticas, embora às vezes cruzassem a linha ficção científica plausível, na minha opinião. (E nem estou falando dos noruegueses espaciais). O mesmo acontece com a tecnologia e a política. (Uma Usenet galáctica repleta de notícias falsas? Sério?). Porém, o que realmente me surpreendeu foi a ideia do autor de como diferentes níveis de densidade interestelar, que se correlacionam com a posição de alguém na Via Láctea, poderiam afetar a tecnologia, a biologia, a factibilidade das viagens interestelares, e a história de uma civilização por decorrência disso. Este elemento físico é o pilar central do livro e o que o torna a história tão incrível.